sábado, 2 de maio de 2009

INTERNET: Evolução e Tendências

INTERNET
A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo de transferências de dados. A Internet é a principal das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs). Ao contrário do que normalmente se pensa, Internet não é sinónimo de World Wide Web. Esta é parte daquela, sendo a World Wide Web, que utiliza hipermídia na formação básica, um dos muitos serviços oferecidos na Internet. De acordo com dados de março de 2007, a Internet é usada por 16,9% da população mundial(em torno de 1,1 bilhão de pessoas).
EVOLUÇÃO DA INTERNET
Há pouco tempo atrás a Internet era utilizada somente para transmissão de arquivos básicos mas hoje o principal motivo é a sua interatividade, talvez uma das mais relevantes e exclusivas características da Internet, com o surgimento de ferramentas para compartilhamento de arquivos, publicação de conteúdo e fotos, softwares de comunicação modernos e eficazes, fazendocom que o mundo se torne uma aldeia global através da globalização que veio para ficar graças ao acesso fácil e ilimitado que a Internet nos proporciona.
O comércio eletrônico no Brasil movimentou 114 bilhões de dólares em 2008, um aumento de 82% sobre o volume de 2005, de acordo com pesquisa da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.
O número de internautas residenciais no Brasil chegou a 18 milhões em junho, de acordo com o Ibope/NetRatings, um crescimento de 34% em relacão a junho de 2006. (O número representa usuários que acessaram a Internet de casa durante o mês de junho. O total de internautas no Brasil, ainda segundo a Ibope/NetRatings, é de 33 milhões de internautas.) Para os internautas residenciais, a média de tempo online durante o mês de junho foi de 22 horas e 26 minutos, maior que em outros paises como França (19 horas e 34 minutos), Estados Unidos (19 horas e 05 minutos) e Austrália e Japão (ambos com 17 horas e 55 minutos).
TENDÊNCIAS DA INTERNET

O PC não irá desaparecer, mas sua importância no modo como as pessoas trabalham, se divertem e se informam será cada vez menor. Daqui para a frente, é a união entre a Internet e a telefonia celular que assumirá a linha de frente da revolução digital. Navegaremos na rede do interior de automóveis ou andando em museus. O conteúdo apresentado nos sites será lido, assistido, ouvido – e cheirado.

Navegando no trânsito
Quem estiver andando em San Francisco, nos EUA, e precisar acessar o e-mail, o jeito mais rápido é chamar um táxi roxo e amarelo com a marca Yahoo! A frota de radiotáxi Luxor Cab se associou ao maior serviço de busca da Web e colocou notebooks com acesso sem fio à rede em 12 dos seus veículos. Apesar do serviço, o preço da corrida não mudou. "Levei um cara ao aeroporto e ele estava investindo na Bolsa de Nova York. Não sei se ganhou ou perdeu dinheiro, só sei que ganhei uma boa gorjeta", diz Mizan Rahman, motorista de um dos Web Taxis.

Hollywood na web
A Dreamworks, de Steven Spielberg, David Geffen e Jeffrey Katzemberg, e a Imagine Entertainment, de Ron Howard, o diretor de Apollo 13, produzirão programas de vídeo para exibir no site POP.com. Quem bancará esse estúdio de cinema online é o segundo homem mais rico do mundo, Paul Allen, que fundou a Microsoft com Bill Gates e tem US$ 40 bilhões. POP.com estréia em 2000. Pretende estimular os usuários a criar seus próprios programas e divulgá-los no site.

Lar, eletrolar...
Dotar uma casa com funções da Internet é o mais novo apelo de venda no mercado imobiliário britânico. Está à venda por US$ 825 mil em Watford, perto de Londres, uma casa em que tudo – telefones, aparelhos eletrônicos, equipamentos de segurança e até o aquecimento de água – é controlado por uma prancheta eletrônica sem fio. Nela, o proprietário pode verificar se o bebê dorme tranquilo enquanto aumenta o volume da tevê. Ou aguar o jardim mesmo quando estiver a dois mil quilômetros de distância, passando férias na Espanha.

Perfumaria em HTML
Se você pensa que já revirou a Web do avesso, chegou a hora de abrir bem as narinas e começar a cheirá-la. A empresa californiana DigiScents garante ter desenvolvido uma miraculosa tecnologia capaz de fazer o PC exalar aromas e odores no momento em que seu usuário visita determinados sites. Ao ler uma página sobre a história do vinho, por exemplo, o internauta sentirá o buquê das uvas. Isso ocorrerá através de um aparelho com produtos químicos conectado ao PC que receberá informações do site sobre o cheiro a exalar. "Se uma imagem vale mais que mil palavras, um cheiro vale mais do que mil imagens", diz Joel Bellenson, sócio da empresa.

Esse é o meu jornal
A Hewlett-Packard e dezenas de publicações entre jornais e revistas americanos se uniram para oferecer um novo serviço: impressão automática das publicações, via Internet, em impressoras HP (lógico). O leitor acessa o site www.instant-delivery.com e escolhe o que ler. No caso do The New York Times, estão à disposição as reportagens das edições matutina, vespertina e noturna, além das últimas notícias. O serviço é gratuito e o jornal personalizado vem com três manchetes e fotos.

Festa à fantasia
Enquanto muita gente estiver se recuperando da noitada do réveillon do Milênio, os estúdios Disney esperam ver milhões de espectadores se acotovelando para assistir a Fantasia 2000, inspirado no clássico de 1940 que uniu animação e música clássica. O lançamento será em 1º de janeiro de 2000, somente nas salas equipadas com o sistema Imax – cuja tela, de altíssima definição, tem a altura de um prédio de oito andares. Pena que o Brasil esteja fora do roteiro. Ainda não existe nenhuma sala Imax por aqui.

Teclado acordeão
Quem sofre de tendinite e outras lesões por esforço repetitivo (LER), causadas pelo uso contínuo de teclados e mouses, vai gostar da notícia. Cientistas da Universidade Cornell, nos EUA, bolaram um teclado vertical que reduz em até três vezes os riscos de lesão. O problema é conseguir digitar sem olhar as teclas.

A última do português
O Instituto Euromarketing Associates apontou numa pesquisa que, em dois anos, o português será o idioma que irá registrar a maior taxa de crescimento na Internet. Hoje, mais de 200 milhões de pessoas falam o português, o que o torna a sexta língua mais falada do mundo. Mas no ciberespaço ocupa ainda a 11ª posição, com 3,4 milhões de usuários. Em 2001, o levantamento prevê que a língua de Camões será a oitava mais usada na Web.

Interplanet
Em 1969, Vinton Cerf co-inventou os protocolos de comunicação da Internet. Passados 30 anos, ele tem um plano inusitado: conectar a Terra aos planetas do sistema solar via Internet. Vice-presidente da Worldcomm (a dona da Embratel), Cerf colabora com engenheiros do Laboratório de Jato Propulsão da Nasa, na Califórnia, para garantir que, daqui para a frente, "todas as missões espaciais deixem servidores de Internet em cada lugar que pousem". Isso facilitaria a vida não só dos astronautas de uma missão a Marte (que poderiam comunicar-se com suas famílias) como das gerações futuras que, na opinião de Cerf, habitarão a Lua em 2030. Quando isso acontecer, novos domínios de correio eletrônico surgirão, como .moon, .mars e .earth.

Toy story 2
O enorme sucesso do primeiro filme totalmente digital, Toy story, lançado em 1995 pelos Estúdios Disney e Pixar Animations, abriu caminho para sua segunda versão. Toy story 2, que chega ao Brasil em janeiro, segue a fórmula consagrada e ainda traz Tom Hanks interpretando a voz do simpático xerife Woody, que dessa vez é raptado por um inescrupuloso sequestrador de brinquedos. Seu amigo espacial Buzz Lightyear sairá em seu encalço.

Senha digital
Desde janeiro, muitos correntistas do Bank of America nos EUA só precisam do indicador para movimentar sua conta via Internet. Funciona assim: primeiro o cliente armazena seus dados pessoais, senha e a imagem da digital no chip de um cartão inteligente. Usando um PC no trabalho ou em casa, ele acessa o site do banco ao mesmo tempo que insere o cartão num leitor de smart card e aproxima a digital de um scanner especial. Abracadabra! A identidade é autenticada e o acesso à conta, liberado.

Chega de comerciais!

Anote os nomes dessas empresas: ReplayTV e TiVo. São concorrentes e criaram dois gravadores de tevê (US$ 699 e US$ 499, respectivamente) que prometem alterar o modo como assistimos à telinha. Parecidos com os decodificadores de TV a cabo, têm discos rígidos para gravar mais de 30 horas de programação. Toda noite, os aparelhos se conectam via Internet aos sites da ReplayTV (ao lado) e da TiVo, dos quais copiam as grades de programação. Feito isso, gravam todos os programas, noticiários e filmes que casarem com os gostos do usuário. Para não deixar barato, também deletam os comerciais. Não é sensacional? Já à venda nos EUA, chegam ao Brasil em 2000.

Desaparecido em ação, nunca mais
Os soldados americanos deixarão de usar aquelas plaquinhas de identificação presas ao pescoço. No lugar, haverá um cartão de memória com capacidade para 16 megas de informação (igual a 11 disquetes). O Exército dos EUA encomendou dois milhões desses cartões à Kaneb Corp. Além da identidade, o dispositivo armazena o histórico médico da tropa. A qualquer momento, os dados podem ser modificados ou recuperados com o uso de um scanner.



Com o PC sob o braço
A idéia de criar as pranchetas de Internet foi da Cyrix, fabricante de chips comprada pela National Semiconductor. Esta última continua apostando na proposta de levar a Web debaixo do braço. Começa a vender seu protótipo em 2000. Já a Intel, que não é boba, não ia deixar esse mercado em potencial de bandeja para a sua maior rival. A fabricante dos Pentium III decidiu então pesquisar a cara das futuras Web-pranchetas. Fez até uma experiência no Museu Whitney de Arte Americana, em Nova York. Bolou protótipos com dados, filmes e sons, para os visitantes se informarem durante seu passeio pela galeria.
Então depois de ler este artigo quem se arrisca a dizer quais as próximas tendências, hein!
Me deixem informada por favor, bom começo de mês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário